Nova realidade do mercado
Atualmente, mais do que apenas remuneração e estabilidade, as pessoas que adentram o mercado de trabalho buscam uma ocupação que vá de encontro a seus valores e estilo de vida. Sendo assim, quando se trata de uma oportunidade de trabalho, as empresas devem conceder uma boa experiência ao profissional, que tem início quando ele ainda é só um candidato.
Jornada do Processo Seletivo
O recrutamento e seleção não se trata apenas da contratação para preencher uma posição. Além de impactar a vida de uma pessoa, toda a experiência do candidato durante esse processo impactará a sua percepção da marca e até sua rentabilidade e retenção na empresa após a contratação.
Mas como melhorar esse processo?
Confira algumas dicas de cuidados para tornar a experiência do seu candidato muito mais positiva:
1. Evidencie a cultura da empresa
Entender a cultura, valores, ambiente de trabalho, etc, é o principal para oferecer uma experiência do candidato otimizada.
2. Fale sobre a experiência dos colaboradores na empresa
Durante o processo seletivo, comente sobre a real experiência dos funcionários que já trabalham na empresa, o dia a dia, o ambiente etc. Assim, ele conhece de perto a rotina e entende que a equipe é parte fundamental do seu empreendimento.
3. Fortaleça o senso de conexão com a marca
Quanto mais emoção e senso de conexão uma marca gera, maior o impacto e reconhecimento que fica registrado pelo candidato. Por isso, depoimentos, vídeos, working days, conteúdos, etc são ferramentas poderosas a se trabalhar durante o processo seletivo.
Dica AGIL: Feedback é essencial!
Ofereça e peça feedbacks desde a primeira interação com o candidato, mesmo antes do mesmo se inscrever em alguma vaga, podendo utilizar diferentes pontos de contato, como redes sociais e chats.